quarta-feira, 12 de outubro de 2011

IPATINGA - A 41ª edição do Horário de Verão 2011/2012 entra em vigor à zero hora deste domingo (16) em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia. Para quem mora nestas localidades os relógios devem ser adiantados em uma hora quando os ponteiros registrarem onze horas neste sábado (15). Esta edição do horário de verão vai até a zero hora do dia 26 de fevereiro do ano que vem, conforme Decreto 6.558, do Ministério de Minas e Energia. 

Em Minas Gerais, está prevista uma redução na demanda diária máxima de energia de até 4%, o que corresponde a cerca de 300 MW. Essa potência equivale, por dia, a uma redução no horário de pico comparável a geração  de 2,3 usinas do porte da Usina Térmica Igarapé (a plena carga) ou mesmo a 30% da carga de pico de Belo Horizonte. 

Durante esses pouco mais de quatro meses, espera-se uma economia de energia de até 0,5% (110.000 MWh), o que seria suficiente para abastecer a capital mineira durante dez dias. Para o consumidor residencial, por sua vez, a redução mensal pode chegar a 5%, caso sejam mantidos os hábitos de consumo.




BRASÍLIA - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou ontem (11) que os trabalhadores dos Correios, em greve há 28 dias, voltem ao trabalho a partir de quinta-feira (13), já que hoje (12) é feriado nacional. No julgamento do dissídio coletivo pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC), os ministros também autorizaram a empresa a descontar no salário dos grevistas o equivalente a sete dias de greve e os demais 21 dias de paralisação devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana. No caso de descumprimento da determinação, a multa diária estabelecida foi R$ 50 mil.
O relator do processo, ministro Maurício Godinho Delgado, considerou a greve não abusiva e sugeriu que todos os dias não trabalhados fossem apenas compensados com trabalho extra, e não com o desconto no salário dos trabalhadores. Já o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, defendeu o desconto de todos os dias parados. Segundo ele, a legislação determina que a empresa não tem obrigação de pagar pelos dias em que os serviços não foram prestados, pois a greve implica em uma quebra de contrato entre empresa e trabalhadores.
Para Dalazen, houve falta de razoabilidade e de bom-senso na condução da greve pelos trabalhadores. "A solução negociada deveria ter sido alcançada em diversos momentos e não se alcançou por falta de sensibilidade e porque há pessoas infiltradas no movimento paredista que talvez estejam mais interessadas em que haja uma radicalização de posições. A greve em determinados momentos teve contornos inequivocadamente políticos".
Em relação às cláusulas financeiras, os ministros determinaram que sejam cumpridos os pontos do acordo firmado na primeira audiência de conciliação entre as partes, que prevê o aumento real de R$ 80 a partir de 1º de outubro e reajuste linear do salário e dos benefícios de 6,87% retroativo a 1º de agosto.
Durante o julgamento do dissídio, o advogado da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), Gustavo Ramos, disse que os trabalhadores jamais tiveram a intenção de lesar a sociedade. Ele sustentou que a greve foi pacífica e argumentou que a melhor forma de solucionar a questão dos dias parados é a compensação com trabalho, o que evitaria o pagamento de horas extras para que o serviço fosse colocado em dia.
O advogado dos Correios, Jeferson Carús Guedes, alegou que a greve é abusiva especialmente pela natureza essencial do serviço prestado pela empresa. Ele também solicitou que o TST determinasse o desconto dos dias não trabalhados do salário dos grevistas.



IPATINGA - O Novo Centro, região da área central da cidade que há décadas convive com o problema das drogas e da prostituição, foi cenário neste sábado (8) da primeira Ação Cívico Social (Aciso). O evento, organizado pela Polícia Militar e realizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), também teve o apoio da Prefeitura de Ipatinga, associação de bairros, ACIAPI/CDL, entre outros.
As atividades começaram a partir das 9h, na área da estação da Maria Fumaça, com a proposta de atender aos moradores da localidade e mudar a visão da sociedade em relação ao Novo Centro, tornando-o um lugar de lazer para as pessoas da cidade e visitantes.

AÇÕES
O capitão da PM, Luiz Magalhães, um dos principais articuladores do projeto, disse que trata-se de um momento de reflexão e solidariedade para coroação de uma série de atividades que já estavam sendo realizadas, como a Ronda Social e a melhoria na iluminação pública no local "Este evento é um coroamento de ações que a PM e outros parceiros vem desenvolvendo, principalmente depois da demolição dos prédios que serviam de abrigo para tráfico e consumo de drogas", disse, salientando que antes não se via crianças brincando nas proximidades e agora elas voltam a ocupar o espaço público.
Ainda de acordo com o capitão Magalhães, o Aciso tem atrações como dança, música e participação de vários voluntários como o grupo de dança gospel Sheckena, de Coronel Fabriciano, e o apoio de várias empresas e órgãos estaduais e municipais que estavam no local para atender às necessidades da população, como o Instituto Embeleze, o Samu, a Igreja Evangélica Quadrangular, os Bombeiros, a Polícia Ambiental, Defensoria Pública, Copasa, Biblioteca sobre Rodas. Tudo para proporcionar a socialização do local e levar serviços aos moradores que vivem em situação precária, mostrando que eles também são importantes para o desenvolvimento da cidade.

AUTOESTIMA
Também esteve presente a deputada Rosângela Reis, que manifestou sua felicidade "de ver uma iniciativa tão promissora para o desenvolvimento e melhoria da área e da cidade como um todo".
"O local é muito conhecido e precisava de uma melhoria para a autoestima dos moradores. O envolvimento das pessoas que aqui moram, que foram tão excluídas, é importante para que o projeto dê certo, mude a imagem do local e melhore a qualidade de vida dos habitantes", disse a deputada.

ÁREA NOBRE
O prefeito Robson Gomes também participou do evento e disse que a área, que recebia tantas denominações pejorativas, com o projeto vai se transformar e fazer do Novo Centro uma região nobre da cidade. Ainda de acordo com prefeito, uma outra medida a ser tomada para promover a efetiva mudança de conceito nesta área do Novo Centro é a criação de uma unidade de polícia nas proximidades, dando aos moradores mais segurança e tranquilidade.