domingo, 21 de agosto de 2011

NOTICIAS

Rapaz encontrado morto havia sido preso pela PM



Ronan Costa Resende desapareceu depois de sair de casa para se encontrar com a namorada

PARAÍSO - O corpo de Ronan Costa Resende, de 21 anos, desaparecido há pelo menos uma semana, foi encontrado pelo vigilante G. S. M. no final da tarde de sexta-feira (19). O rapaz foi executado com seis tiros, sendo dois na nuca e os demais na região do ombro. Ronan saiu de casa no último sábado para ir à casa da namorada, local onde ele nunca chegou.
O corpo dele estava caído próximo a uma estrada vicinal, em uma área de plantação de eucalipto, às margens da BR-301, na saída de Ipatinga para Governador Valadares.
De acordo com Ruth Maria Costa, mãe da vítima, alguém ligou para seu celular por volta da meia-noite e contou que Ronan tinha sido preso pela Polícia Militar. O telefonema foi no mesmo dia em que o rapaz desapareceu.
A mulher esteve à procura do filho na 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Ipatinga e até mesmo no Centro de Remanejamento de Presos de Ipatinga (Ceresp), mas sem sucesso. Ela chegou a ir em várias rádios da região pedindo que as pessoas informassem sobre o paradeiro de Ronam.
"Infelizmente encontrei apenas o corpo do meu filho. Ele não era um menino fácil, e às vezes ele desacatava a polícia. Antes dele sair, no sábado, pedi para que ele não demorasse e nem ficasse na rua até tarde", relembra Ruth.

CRENÇA
A mãe confirmou que o filho usava droga esporadicamente e não soube esclarecer se ele vinha sofrendo ameaças de morte. Ela relatou que Ronan gostava de pilotar motos em alta velocidade e fazer manobras perigosas. E ele inclusive foi preso algumas vezes por direção perigosa.
"Quem fez isso com meu filho não tinha o direito de matá-lo, pois só Deus pode tirar a vida de alguém. Mas, ainda assim essa pessoa tem o meu perdão. Só peço que ele se arrependa do que fez, procure uma igreja e aceite Jesus. Sou uma serva de Deus, e não posso guardar rancor. Nem quero que a polícia investigue a morte do meu filho, pois não quero a justiça daqui, mas sim a de Deus", falou.
A família de Ronan mora no bairro Águas Claras, local onde o corpo do rapaz foi velado durante toda a tarde de ontem. Ele foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Paz no fim da tarde.
"Espero um dia encontrar com o meu filho no céu. Creio que no momento em que ele estava sendo levado para a morte, Jesus teve misericórdia dele. Ele não trilhou o caminho correto, preferiu o pecado. O corpo dele pertenceu a satanás, mas a alma dele foi para o céu", desabafou.

AGRESSÃO
Segundo informações da Polícia Militar, Ronan tinha passagens por agressão. No ano passado ele e outro amigo foram presos no distrito de Ipabinha do Paraíso, pertencente à Santana do Paraíso, por suspeita de agressão a dois policiais militares. Na época, Ronam foi ferido no pé devido aos estilhaços de um tiro dado por um militar em direção ao chão.

INVESTIGAÇÃO
O caso do assassinato de Ronan foi remetido à Delegacia de Santana do Paraíso. O inquérito policial vai ser conduzido pela delegada Amanda Sfredo. A pessoa que afirmou ter visto o rapaz entrando em uma viatura policial é a principal testemunha do homicídio.



"Gastar muito não é gastar bem", diz prefeito



Simões: "A maneira correta e responsável de usar o dinheiro público deveria servir de exemplo para os demais governantes deste País"

 O prefeito de Coronel Fabriciano Francisco Simões (PT) fez ontem uma avaliação do atendimento na saúde básica do município e manifestou sua discordância em relação a recentes declarações sobre a qualidade dos serviços na cidade. "Na verdade, quem avalia a atenção básica são os dados pactuados entre o governo federal, estadual e municipal, que tem 53 ações a serem praticadas pelos municípios", disse o prefeito.
Simões enfatizou que levantamento feito pelo Estado comprovou que, das 53 obrigações que o município tem que executar na atenção básica, Fabriciano realizou 80% delas. "Estas ações são consultas médicas, exames de baixa e média complexidade, serviços de enfermagem. Dentre todas as cidades coordenadas pela Gerência Regional de Saúde, Coronel Fabriciano foi uma das melhores avaliadas no cumprimento das tarefas de responsabilidade na promoção da saúde", sublinhou.

INVESTIMENTO E GASTO

O prefeito falou ainda sobre os investimentos em saúde e salientou: "Primeiro, precisamos diferenciar investimento de gasto. Gastar muito, muitas vezes não significa investir bem", sentenciou.
Simões frisou que Fabriciano tem uma receita pequena. "Para se ter uma ideia, nós somos a segunda cidade em receita per capita na Região Metropolitana do Vale do Aço; em Minas Gerais, entre as cidades acima de 100 mil habitantes, só Ribeirão das Neves tem receita per capita menor que a nossa. E no Brasil, Fabriciano é 40ª cidade de menor receita per capita".
"Por essa razão - prossegue o prefeito -, se formos analisar pontualmente, Fabriciano sempre vai ter um investimento per capita baixo em todas as ações de governo, como na assistência social, na educação, na política de infraestrutura e na saúde também. O que nos orgulha é que mesmo com o investimento per capita baixo nestas políticas, Fabriciano tem dado o exemplo na educação, com a escola de tempo integral e outras ações, na assistência social, e nas obras de infraestrutura. Cidades que gastam mais nestas ações não têm dado uma resposta tão positiva à sociedade quanto Fabriciano", comparou.

EXEMPLO
Para Simões, a maneira como a cidade tem investido os poucos recursos de que dispõe deveria servir de referência: "A meu ver esta maneira correta e responsável de usar o dinheiro público deveria servir de exemplo para os demais governantes deste País. Fabriciano não investe em algo que não dá retorno para a sociedade, como gastos com assessoria; não permite o enriquecimento de planos de saúde que vendem caro apenas a consulta e querem que os municípios banquem com dinheiro público os exames que eles deveriam fazer. Dessa forma, poderíamos dizer que, melhor que gastar muito é investir de maneira correta", arrematou o prefeito.

GASTO ERRADO
Para ele, nem sempre gastar muito significa ter bons resultados. ?Gastar muito não significa eficiência. Recentemente, estamos vendo o Ministério dos Transportes desmoronar, o do Turismo ir preso algemado e outros ministérios que serão penalizados porque gastaram muito, mas gastaram errado. Na nossa região presenciamos políticos serem cassados sob alegação da justiça de que gastaram excessivamente em saúde.
Ainda no Vale do Aço, estão sendo investigados gastos exorbitantes com software. Isso posto, ficamos com a consciência tranquila de saber que Fabriciano, mesmo sendo o que menos gasta per capita na saúde, tem avaliação alta pela auditoria do governo do Estado no cumprimento da obrigação que lhe compete?.

HOSPITAL
Chico Simões comentou ainda as recentes declarações negativas sobre a saúde em Fabriciano e foi enfático: "Vejo isso mais na imprensa do que na prática. Eu, como médico, gostaria de fazer mais ainda, mas não ouço uma reclamação tão contundente por parte dos usuários da atenção básica".
Segundo ele, a exclamação maior, com a qual ele concorda, ressalva, é quanto ao fechamento do Hospital Siderúrgica. "Trata de um hospital particular e que sempre atendeu ao Sistema Único de Saúde. Recentemente, com seu fechamento, alegou-se problemas de ordem financeira por parte de seus proprietários. Por ação nossa, a Justiça determinou que o Hospital terá que ser reaberto até o dia 22 de setembro, responsabilizando Estado e União pelo custeio do funcionamento do Pronto Socorro e do Hospital. A Justiça deixou bem claro que o município não tem obrigação de investir no Hospital.Esta é uma determinação da Justiça, sem nenhum favor de políticos, independentemente dos partidos aos quais pertençam", finalizou.

Bento XVI anuncia o Rio como sede da 27ª Jornada Mundial da Juventude

Missa do Papa neste domingo (21) encerrou jornada em Madri, na Espanha.
Próxima edição do evento será em 2013, no Brasil.


O Papa Bento XVI anunciou oficialmente neste domingo (21) que o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013.
O anúncio foi feito durante missa de encerramento do evento, que ocorre neste ano em Madri, na Espanha, após uma vigília ao longo da madrugada. Brasileiros presentes na missa cantaram trecho de "Cidade Maravilhosa" após anúncio oficial. Para esperar a divulgação da cidade como sede da JMJ, 7 mil jovens participaram de outra vigília no Maracanãzinho, no Rio.

No sábado (20), em um hotel de Madri, autoridades da Igreja brasileira e do governo do Rio de Janeiro se encontraram para falar da próxima jornada.
“Comparando com a Copa do Mundo, teremos mais gente no Rio quando do encontro da Juventude com o Papa”, disse o prefeito Eduardo Paes. O governador Sérgio Cabral afirmou que vai pôr à disposição toda a infraestrutura da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Os hotéis e pousadas, colégios e igrejas e até estádios”, garantiu.
EncerramentoApós passar toda a noite em vigília, uma multidão de jovens católicos assistiu à missa rezada pelo papa Bento XVI, que encerrou a 26ª JMJ.
Depois de ser recebido pelos reis da Espanha na base aérea de Quatro Ventos, Bento XVI saudou os presentes à missa que concelebra com mil sacerdotes. A missa de encerramento da JMJ se denomina também "Eucaristia de Envio", porque depois dela começa a missão dos jovens que participaram destas jornadas nos seus países de origem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário