sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NOTICIAS LOCAIS


Sistema penitenciário regional chega ao limite


O promotor César Augusto dos Santos defendeu que a unidade prisional não pode abrigar apenados em celas coletivas e nem presos provisórios


IPABA - A transferência de vários presos das cidades de Ipatinga, Açucena e Ponte Nova para a penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, motivou o Ministério Público Estadual a propor uma ação civil pública para suspender a transferência de apenados para a unidade prisional. A ação contém um pedido de liminar pelo não acolhimento de detentos acima da capacidade da penitenciária, que pode abrigar até 348 detentos. Atualmente no local existem 467 presos.
O promotor César Augusto dos Santos, titular da promotoria de Direitos Humanos, conversou com a reportagem do "Diário Popular" na tarde ontem e forneceu maiores detalhes sobre a ação judicial. Entre as irregularidades listadas pela promotoria está a adoção de celas coletivas. "O bom funcionamento já começou a entrar em colapso, haja vista que apesar de ter sido projetada para acautelar 348 detentos, a penitenciária atualmente abriga 420 reeducandos, alguns inclusive em celas coletivas, adaptadas em antigos refeitórios, constituindo-se em verdadeiros mini-depósitos", descreve o documento.

GALPÕES
Após a elaboração do documento, a penitenciária recebeu outros 47 presos vindos das cadeias de Açucena e Ponte Nova. César Augusto dos Santos detectou também que a Dênio Moreira tem 43 presos provisórios, quando deveria ter somente presos já sentenciados.
Durante inspeção na unidade carcerária em 19 de julho deste ano, o promotor César, juntamente com o defensor público Vinicius Paulo Mesquita, e a juíza da Vara da Execução Penal, Marli Maria Braga, constataram que os presos transferidos do Ceresp de Ipatinga foram abrigados em galpões coletivos.
As transferências foram feitas pela Secretaria de Gerenciamento de Vagas sem prévia comunicação à direção do presídio, que só soube do fato pelo Diário Oficial. Entre os detentos transferidos estava F.L.S, considerado de alta periculosidade, que aguardava transferência para presídios da capital, a pedido do judiciário, por estar ameaçado de morte.

CELAS COLETIVAS
"O sistema carcerário em Ipatinga entrou em colapso, tanto em Ipaba, quanto no Ceresp, onde as penas estão sendo cumpridas ao arrepio da Lei de Execução Penal. As celas coletivas estão conturbando todo o gerenciamento das vagas em Ipaba, impedindo que haja a ressocialização de todos os presos, com risco de destruir todo o modelo que sempre foi gerenciado de forma brilhante e competente pelo Sr. Adão dos Anjos, diretor geral da penitenciária", expõe a ação.
A proposta de celas coletivas desestrutura a proposta do sistema de ressocialização, que determina um preso por cela. A promotoria pede o fechamento das celas coletivas e a adaptação delas para celas individuais.
"As celas coletivas criam dois sistemas paralelos na mesma unidade de Ipaba, e infringe o princípio da igualdade, uma vez que os presos devem ser tratados de forma igual. Um detento relatou que as novas celas coletivas chegaram a ter 12 presos. Os detentos alegaram que diversos pedidos escritos e reclamações foram censurados e não foram encaminhados à Promotoria e ao Juízo da Execução", denunciou o promotor.

SANÇÕES
A liminar pleiteada pela Promotoria de Direitos Humanos pede a abstenção de recolher presos na Penitenciária Dênio Moreira que exceda a sua capacidade de 348 apenados, transferência dos presos excedentes e não receber aqueles condenados provisoriamente.
Caso o pedido seja acatado pelo Judiciário, o descumprimento da ordem acarretaria numa interdição parcial da unidade prisional e pagamento de multa diária no valor de R$ 50 mil.

Diretor garante não haver superlotação
IPABA - O diretor da penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, Adão dos Anjos, afirmou à reportagem na tarde de quinta-feira (11) que a qualidade dos serviços prestados à comunidade carcerária não foi comprometida com o recebimento de novos detentos.
Ele informou que atualmente a unidade possui 467 presos e que tem capacidade para outras 30 novas vagas. Desde o mês passado, o presídio recebeu 81 presos transferidos de Inhapim, Barão de Cocais, Caratinga, Diamantina, além dos de Ipatinga, Ponte Nova e Açucena. "Adaptamos um antigo refeitório da penitenciária que estava ocioso para a construção de quatro celas coletivas, que comportam 12 detentos cada uma. Superlotação é quando você tem 20 pessoas onde cabem 10, e isso não aconteceu em Ipaba", justificou o tenente.
Adão garantiu que nas celas coletivas cada preso tem sua cama, além de televisão e banheiro. A maior incidência de detentos nos últimos meses aconteceu depois que o Estado assumiu cadeias públicas que eram administradas pelos municípios.
"Sou o diretor mais antigo do sistema prisional. Se eu disser que não temos capacidade em Ipaba para mais presos, a Secretaria não vai mandar novos presidiários. Tenho essa garantia graças aos anos de trabalho", garante o diretor.


Secretaria de Educação apresenta cronograma de reposição de aulas


Maurício Mayrink: 36 dias de reposição

IPATINGA - O secretário de educação de Ipatinga Maurício Mayrink apresentou na tarde de ontem (11) o cronograma de reposição das aulas que foram perdidas durante os dois meses de greve na rede pública municipal. No cronograma estão previstas aulas para os sábados, feriados e recessos. As aulas começam a ser compensadas no próximo sábado e a previsão é que terminem no dia 22 de dezembro deste ano. Os dias letivos respeitarão os horários matutinos e vespertinos, respectivamente, de 7h às 11h e de 13h às 17h. Segundo o secretário, o calendário escolar de reposição foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Belo Horizonte.
Mais de 20 mil alunos da rede municipal ficaram sem aula durante os dois meses de greve. O secretário de Educação informou que os alunos terão 36 dias de reposição de aula, e solicita aos pais que encaminhem os filhos às escolas e acompanhem o calendário escolar. "O objetivo é não permitir que os alunos fiquem ainda mais prejudicados."
Elvis Eder Pimentel tem dois filhos que estudam na Escola Municipal Padre Bertollo e diz que eles perderam muito tempo com a greve por má vontade de alguns secretários. "Os professores tem um planejamento de aula e agora vão ter menos tempo para apresentar os conteúdos. Os meus filhos vão comparecer a todas as aulas, pois mesmo eles tendo que estudar até dezembro, faço questão que eles tenham acesso a uma boa educação. Falo sempre com eles que educação é opção e não obrigação". Como resultado da greve, os alunos terão o descanso reduzido.

SIND-UTE
Cida Lima, diretora do Departamento de Comunicação Social do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) afirmou que a elaboração e aprovação do calendário de reposição foi uma decisão unilateral. "A Prefeitura ainda não nos apresentou formalmente o cronograma e avisou que ele não depende da aprovação dos professores."


PMI contrata professores

Cem novas contratações foram feitas para garantir a qualidade do ensino durante a reposição das aulas. Os contratados serão encaminhados às escolas municipais e a projetos educacionais da região. Devido ao reajuste de 10% concedido à categoria, o secretário de Educação, Maurício Mayrink, informou que a Prefeitura gastará R$ 7 milhões a mais do orçamento previsto no período de agosto a dezembro deste ano. Segundo o secretário, a administração pública vai realizar demissões em diversas áreas. "Os cortes serão feitos para honrar o reajuste, alguns contratos terão de ser encerrados", disse, adiantando que as demissões irão atingir vários setores da Prefeitura.


Rapaz é baleado em Fabriciano

FABRICIANO - O ajudante Bruno Inácio do Nascimento foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite de quarta-feira (10), quando saía de sua residência no bairro Silvio Pereira II. Ele foi baleado por alguém que estava nos fundos do seu imóvel.
O rapaz contou à Polícia Militar que ao sair de casa foi baleado na coxa esquerda. O autor portava uma arma de fogo inoxidável, mas a vítima não soube dar maiores detalhes do revólver. Após o crime, o infrator fugiu pela avenida do Contorno, sentido ao bairro Santa Cruz. Bruno foi socorrido por uma ambulância do Hospital Márcio Cunha.
Ele não soube dar características e nem identificar o autor dos disparos. Mas, confidenciou aos militares que há alguns dias foi ameaçado de morte por um indivíduo chamado Henrique.


PM prende quadrilha após tentativa de assalto


Ediney Guerra, Miromar da Silva, Jair Mendes e Jones Anderson foram reconhecidos pela vítima da tentativa de assalto


IPATINGA - Quatro pessoas que estavam no veículo Eco Sport vermelho, placas DSE-7763, de São Bernardo do Campo, foram presas pela Polícia Militar na noite de sábado (6), por envolvimento numa tentativa de assalto à casa da empresária I. O. M, de 41 anos, no bairro Ideal.
Foram detidos os paulistas Jones Anderson Marques da Silva, de 27 anos, Miromar da Silva Junior, de 31 anos, Jair Mendes Junior, de 29 anos, e o ipatinguense Ediney Guerra Martins, de 31 anos. Eles foram apontados pela vítima como integrantes de uma mesma quadrilha.

REAÇÃO
A mulher contou à reportagem que lavava a varanda de sua casa com o portão aberto quando percebeu que um carro passou devagar pela rua. Pouco depois, um homem armado invadiu o imóvel e mandou que ela ficasse calada.
Assustada, a empresária chamou pelo marido e eles foram para dentro da residência. Em um momento de distração dos bandidos, a vítima conseguiu correr para a rua em busca de socorro.
Ao reagir ao assalto, a comerciante foi perseguida por um dos criminosos, que a agarrou pelo pescoço. Intimidado, o marido dela também partiu para cima dos assaltantes no meio da rua. Foi então que os dois assaltantes desistiram do crime e fugiram sem nada levar.

CERCO
Uma denúncia anônima feita pelo 190 à Central de Operações da PM passou aos policiais as características do veículo envolvido na tentativa de assalto. Cerca de 10 viaturas policiais fecharam as principais avenidas de acesso aos bairros adjacentes ao bairro Ideal e os infratores foram interceptados no bairro Iguaçu.
No momento da abordagem, quem conduzia o veículo era Ediney, que não possui carteira de habilitação. Os militares fizeram buscas no interior do Eco Sport, mas nada suspeito foi encontrado.
Após confirmar que o veículo abordado era o mesmo que tentou assaltar a residência da empresária, a PM conduziu os suspeitos até o Posto Policial do bairro Cidade Nobre. No local, a vítima reconheceu os quatro indivíduos. Ela, inclusive, informou que o motorista fornecia produtos alimentícios para a sua empresa e que há uma semana ele teria ido à sua casa.

IMAGINAÇÃO
"Por se tratar de início do mês, época de pagamento de funcionários, os autores imaginaram que a vítima tinha grande quantia em dinheiro na residência. Então, eles planejaram o assalto", contou o sargento Oswaldo Sales.
Questionados sobre onde estavam as duas armas de fogo usadas no crime, Ediney confessou aos militares que os revólveres estavam em sua casa, no bairro Jardim Panorama. Os integrantes da quadrilha contaram à PM que iriam roubar a residência e o veículo da vítima.

FICHA SUJA
De acordo com a PM, dois dos assaltantes possuem passagem por crimes diversos. Miromar responde por dois homicídios. Ele disse aos policiais que já fez parte da diretoria da torcida organizada da Gaviões da Fiel. Já Jones Anderson é foragido da justiça.


NACIONAIS


Primo do goleiro Bruno deixa a Penitenciária Dutra Ladeira 

  Sérgio Rosa Sales ganhou o direito de responder ao processo em liberdade após passar mais de um ano na prisão pelo sumiço e morte de Elisa Samudio


João Henrique do Vale 


Ao deixar a penitenciária, Sérgio chora abraçado à irmã


O primo do goleiro Bruno Fernandes, Sérgio Rosa Sales, deixou a Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, por volta das 18h40 desta quinta-feira. Ele estava preso há mais de um ano pelo sumiço e morte de Elisa Samudio, ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes.

Na saída, Sérgio foi recebido pelo pai e duas irmãs. Ele abraçou todos e chorou muito. Já em liberdade, disse que estava feliz de estar solto e que queria agora curtir a família.



Familiares de Sérgio aguardavam desde cedo a sua saída na porta da penitenciária
Sérgio terá de se encontrar com a Juíza Marixa Rodrigues amanhã ou na próxima segunda-feira, para receber orientações. “Ele vai receber algumas instruções de como deve agir fora da prisão como, por exemplo, não mudar de cidade e não sair à noite”, explica o advogado do réu, Marco Antônio Siqueira. Uma das medidas será contestada pela defesa do acusado. “Vou fazer um pedido para que a juíza deixe o Sérgio sair a noite para estudar. Porque durante o dia ele vai trabalhar”, afirma o advogado.

O direito do réu de responder em liberdade o processo sobre o sumiço e morte de Elisa Samudio foi concedido nessa terça-feira pelos desembargadores da 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Assim como Bruno e Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, Sérgio responde por homicídio triplamente qualificado, sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver.

Também durante a audiência, os desembargadores decidiram submeter todos os oito réus do processo a júri popular. A data deve ser marcada dentro de um mês. Os magistrados negaram, ainda, o recurso dos réus que pedia a anulação da pronúncia e o pedido do Ministério Público para que a ex-mulher de Bruno, Dayanne Rodrigues, a ex-namorada do atleta, Fernanda Gomes de Castro, assim como Wemerson Marques de Souza e Elenilson Vitor da Silva respondessem por homicídio e ocultação de cadáver. Os quatro respondem em liberdade pelos crimes de sequestro e cárcere privado.


Trabalhadores que construíram o Congresso deixaram mensagens de 1959 Uma das mensagens diz: "Só temos uma esperança: nos brasileiros de amanhã"

Agência Câmara


Um vazamento no Salão Verde da Câmara dos Deputados levou um grupo de trabalhadores a encontrar, no início deste mês, seis mensagens de operários que construíram o Congresso Nacional. Os escritos estavam nas paredes do local onde havia o vazamento. As mensagens parecem ter sido escritas por pessoas diferentes. Há mensagens de abril de 1959 e outras de setembro do mesmo ano. Brasília foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960.

Uma das mensagens diz: "Só temos uma esperança: nos brasileiros de amanhã". A maior, assinada por José Silva Guerra, diz: "Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra".

O diretor do Departamento Técnico da Câmara, Reinaldo Brandão, afirma que esta pode ser a maior descoberta feita até hoje pelos funcionários. "Talvez tenha sido o achado mais importante, porque já achamos ferramentas, e vários objetos que não têm um significado mais profundo. Dá a impressão de que alguém esqueceu ali uma ferramenta, mas este é uma escrita feita com a intenção de deixar uma mensagem de otimismo, de que eles estavam acreditando que aquele trabalho que eles estavam fazendo, trabalho árduo, seria em benefício do País".

Reinaldo Brandão, que tem 45 anos de trabalho na Câmara, se emocionou não só com as mensagens de otimismo, mas com o contato com os colegas de trabalho de outra época. "Cada descoberta desta para nós que trabalhamos na construção, trabalhamos na feitura de todas estas coisas, nos comove. São colegas que fizeram um trabalho como nós e que deixaram ali uma mensagem para ninguém - não é um lugar que alguém vá ver - porque é dentro de um caixão perdido que ninguém tem acesso, mas eles deixaram ali uma mensagem que expõe com a alma, com toda a sua plenitude, um sentimento".

Local para visitação

O presidente da Casa, Marco Maia, visitou nesta quinta-feira (11) o local, acima da laje do Salão Verde da Câmara, onde foram encontradas mensagens. Maia afirmou que vai consultar especialistas para avaliar a possibilidade de liberar o local para visitação pública. Na opinião do presidente, as inscrições representam um pouco da história da construção de Brasília. "Quem sabe a gente possa, orientados pela área de museus, criar algum tipo de visitação a esses escritos”, disse. “O importante é que o que vimos ali é exatamente a materialização do sentimento dos operários, dos trabalhadores que aqui estavam durante a construção de Brasília."

São as seguintes as mensagens:
"Se todos os brasileiros fossem dignos de honra e honestidade, teríamos um Brasil bem melhor"
"Só temos uma esperança, nos brasileiros de amanhã" 22/4/59
"Brasília de hoje, Brasil amanhã"
"Amor palavra sublime que domina qualquer ser humano" Nelson
"Saudade: palavra que nunca morre, quando morre fica arquivada no coração"
"Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra" José Silva Guerra 22/4/59








Nenhum comentário:

Postar um comentário