quarta-feira, 3 de agosto de 2011

NOTICIAS LOCAIS


Enterrada terceira vítima de chacina

Comovidos, parentes e amigos se despediram de Elizabeth: as outras vítimas foram veladas em Pingo D'água

IPATINGA - Foi enterrada ontem (3) a terceira vítima da chacina ocorrida na última terça-feira na rua Baruc, bairro Canaãzinho. Elizabeth Lima Ferreira, de 29 anos, morreu na noite de anteontem, pouco depois de ser operada no Hospital Márcio Cunha para retirada de uma bala que havia atingido sua barriga.
Elizabeth foi morta por Vantuil Luís Soares, ex-namorado de sua irmã, Malvina de Souza Lopes Pena, 34. O motivo do crime seria o término do relacionamento. O assassino invadiu a casa onde moravam as vítimas e abriu fogo contra todos. Também foram mortos a ex-namorada, Malvina, e Júnio de Lima e Souza, 23, ex-cunhado de Vantuil.

BEBÊ
Atingida por um dos disparos, a pequena Letícia Lima Bonfim, filha de Elizabeth, de apenas 27 dias, foi a primeira a ser socorrida e levada para o Hospital Márcio Cunha. De acordo com a assessoria da instituição, o quadro da menina ainda é grave e ela permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
Alguns parentes das vítimas, porém, têm esperança. Pouco antes do enterro, uma amiga da família informou que havia visitado Letícia e que a bebê começava a dar sinais de recuperação.
Os corpos de Malvina e Júnio foram velados e enterrados na manhã de ontem na cidade onde nasceram: Pingo D'água.
Antes do enterro, familiares e amigos foram até a residência onde ocorreu a tragédia participar do velório de Elizabeth. Dezenas de pessoas passaram pelo local durante toda a tarde.
Todos da família ficaram muito abalados com o ocorrido. Ao todo, eram oito irmãos. Um deles, Geraldo Lopes, de 41 anos, chegou a ser preso no dia do crime suspeito de levar o assassino ao local e ainda o ajudar na fuga. Ele foi encaminhado à delegacia de Ipatinga, prestou depoimento e foi liberado logo em seguida, pois não havia provas contundentes contra ele.
O comerciante, responsável pela tragédia, se matou com um tiro na cabeça pouco depois do ocorrido. Ele tinha 42 anos e dois filhos. Antes de realizar toda a barbárie, o assassino escreveu uma carta, pedindo perdão pelo que iria fazer.

VIÚVO
De acordo com Hermes Chaves Bonfim, viúvo de Elizabeth e pai de Letícia, Vantuil era um homem violento e já havia ameaçado Malvina. "Eu não imaginava nunca que ele ia fazer essa tragédia com a minha família".
Ainda segundo Hermes, no momento em que Vantuil invadiu a casa, Elizabeth ligou para ele relatando a situação. Porém, ela não conseguiu falar com o marido. "O telefone caiu, ele (Vantuil) já estava matando todo mundo", contou. Preocupado, Hermes foi para casa e chegou a cruzar com o carro do assassino na rua, onde os fatos aconteceram. "Mas eu jamais imaginei que ele teria feito isso. Achei que ele só tinha discutido. Quando eu cheguei em casa vi os corpos caídos", informou, desconsolado.


Diretoras do Sind-UTE entram em greve de fome

As diretoras do Sind-UTE, Feliciana Saldanha e Cida Lima, decidiram entrar em greve de fome até que o impasse tenha solução

IPATINGA - Em defesa dos direitos dos professores e pela reabertura de negociações com a Prefeitura Municipal de Ipatinga, duas integrantes do Sind-UTE, Cida Lima (coordenadora do Departamento de Comunicação do Sind-UTE/MG) e Feliciana Saldanha (coordenadora geral do Sind-UTE) iniciaram uma greve de fome na noite de terça-feira (2).
De acordo com Cida Lima, a ação é mais uma etapa na luta pelas reivindicações dos professores. "A intenção é chamar a atenção e sensibilizar o governo, para que leve a sério esta negociação", disse.
De acordo com Cida, a decisão foi tomada uma vez que, ao receber as contrapropostas da categoria, os representantes da Prefeitura afirmaram não mais precisar reunir-se com a equipe que estava negociando com o governo e que as decisões da administração seriam enviadas por escrito.

NOTA
A decisão foi informada em nota, na tarde de ontem. O documento fala que os representantes do Sind-UTE/MG, subsede de Ipatinga, estiveram reunidos novamente com os representantes do Governo Municipal, Comissão de Pais e representante da Câmara, para entregarem a avaliação feita pelos trabalhadores em educação acerca da contraproposta apresentada pela Prefeitura, em reunião realizada no dia 1º de agosto.
"Nesta avaliação, os trabalhadores reafirmaram a necessidade de integralização do Piso para a categoria, questão que foi desconsiderada na contraproposta da Prefeitura. Os trabalhadores também reivindicam a participação efetiva na comissão que está discutindo as alterações no Plano de Carreira do Magistério. Outro ponto fundamental é a manutenção dos direitos já consolidados", afirma Vasco Lagares, coordenador do Departamento de Políticas Sociais do Sind-UTE.
A greve dos professores continua por tempo indeterminado. Uma nova assembleia está marcada para a próxima sexta-feira (5), às 16h30. "Esperamos que a Prefeitura avalie o documento entregue na última rodada de negociação e atenda às reivindicações da categoria", concluiu Vasco Lagares.








Vaca cai novamente sobre telhado e assusta familia
 
Bovino despencou sobre o quarto em que dormia dona-de-casa e duas filhas. É a segunda vez, em menos de um ano, que um sinistro como esse é registrado em Ipatinga

Yasmini Gomes
ESTAGIÁRIA


 
Assustada, Queity Soares acordou com pedaços do telhado sobre sua cama e os mugidos da vaca, que estava pendurada sobre as vigas
IPATINGA –
A madrugada da última quarta-feira (3) foi agitada na Rua José Cândido de Meire, no Bairro Bethânia, onde uma vaca caiu sobre o telhado de uma casa por volta da 1h. É a segunda vez que um sinistro como esse é registrado em Ipatinga. Em dezembro do ano passado, um bovino também despencou de um barranco sobre uma residência do Bairro Bom Jardim. Assim como no primeiro acidente, felizmente, ninguém ficou ferido.

Conforme informações de moradores locais, a vaca chegou até o telhado passando por um lote vago que fica em um nível mais alto que a casa. De acordo com a dona-de-casa Queity Soares, 26, ela tinha acabado de desligar a TV quando ouviu um barulho semelhante ao de passos humanos. “Apaguei a luz, porque pensei que tinha alguém querendo entrar dentro da minha casa e fiquei bem quieta. De repente aconteceu um estrondo muito forte. Quando eu percebi, já havia muita telha sobre a minha cama. Eu gritava e a vaca mugia e se movimentava assustada dentro do quarto”, conta.

O desespero da dona-de-casa só passou quando ela teve certeza de que suas filhas estavam bem. “Meu primeiro pensamento foi o de que a vaca havia caído sobre minhas filhas. Cheguei a imaginar que elas estavam mortas, porque nenhuma delas chorou”, contou, explicando que com a queda do bovino a lâmpada do quarto se quebrou e não dava para entender o que estava acontecendo.

Queity disse ainda que ao cair, o animal ficou preso entre as vigas do telhado, e só depois de um tempo, devido à agitação, bateu no guarda roupas e caiu no chão de seu quarto, sobre um colchonete que estava ao lado do berço de sua filha mais nova, de apenas quatro meses.

Apesar de assustada com a situação, a dona-de-casa se levantou da cama, acendeu as luzes e abriu a porta e portões da casa. Ela relata que fez isso para ajudar o animal. “A vaca estava tão assustada quanto nós. Tive essa atitude para que ela me seguisse e fosse pra rua. E deu certo”, afirma.

Gritos de socorro
Vizinha da residência, a dona-de-casa Maria Divina disse que escutou o barulho e acordou no mesmo instante. “Acordei assustada com os gritos de socorro e o choro de uma pessoa adulta que vinha da casa em frente. Achei até que era roubo”, conta. A vizinha ainda complementou: “apesar de engraçada, a situação é ruim, porque a pessoa está dormindo e acontece isso. Deve ser um susto muito grande”, completou.

O dono da vaca foi encontrado e disse que irá arcar com os prejuízos.

Segunda vez
Em 14 de dezembro do ano passado, quando uma vaca caiu sobre o telhado de uma casa do Bom Jardim, os moradores da residência também estavam dormindo no momento do ocorrido. Eles acordaram assustados com os pedaços de telhado sobre sua cama.

Na ocasião, o animal, que ficou preso entre as vigas do telhado, teve de ser sedado para que os bombeiros pudessem retirá-lo do local. O fato virou notícia nacional, sendo registrado em diversos programas de TV.


Pesquisa aponta otimismo para o Dia dos Pais
Comerciantes da região estimam que as vendas serão melhores em relação ao ano passado

FABRICIANO – O comércio no Vale do Aço espera, em 2011, um crescimento de até 50%, em relação a 2010, nas vendas de presentes para o Dia dos Pais. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Sindcomércio Vale do Aço junto a 82 lojistas da região. Dos comerciantes consultados, 57%, estimam vendas melhores em relação ao ano passado, enquanto 32,9% apostam em empate e apenas 10,1% acreditam que as vendas serão piores.

Participaram das entrevistas micro, médias e pequenas empresas. Dos entrevistados, 22% crêem que haverá um aumento de até 10% nas vendas em relação a 2010, 37,8% apostam que o faturamento será de 10 a 20% maior e os mais otimistas acreditam em um crescimento de 20 a 50%.

Quando indagados sobre quais medidas irão adotar para aumentar as vendas, os lojistas responderam que investirão, principalmente, em promoções, capacitação de empregados e na visibilidade da loja (vitrine). De acordo com a pesquisa, 27,1% dos entrevistados acreditam que um dos fatores que mais estimularão os consumidores a ir às compras é o apelo emocional da data. Os comerciantes apostam ainda que as propagandas e promoções, os novos produtos, estoques diversificados e o crédito facilitado por meio de cartão de crédito ajudarão a alavancar as compras.

Dos consultados, 44,5% dos lojistas crêem que o “alto endividamento do consumidor” é o principal fator que pode vir a brecar as vendas. Já 16% dos comerciantes responderam que o que pode desestimular as compras são os altos preços. “O chamado ‘mix’ de produtos, ou seja, a variedade de opções para o comprador tem sido um diferencial no comércio local e se mostra cada vez mais efetivo. O crédito em alta tem sido a grande âncora do crescimento das vendas. Com todo esse incentivo, não temos outro pensamento a não ser o de um faturamento ainda maior em 2011”, declarou o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes.

“Ticket médio”
Dos entrevistados, 27,1% acreditam que o “ticket médio” – a quantia que será gasta pelos clientes nas compras – será, em média, de R$ 50 a 70. Já 23,5% dos lojistas crêem que esse valor poderá chegar a R$ 100, enquanto 20% apostam que os consumidores desembolsarão de R$ 100 a 200.

Questionados sobre qual a forma de pagamento que mais deverá ser usada, a maioria dos comerciantes (65,3%) afirmaram acreditar que será o parcelamento no cartão de crédito. Dos lojistas consultados, 10,5% crêem que os consumidores optarão por pagar com cartão de débito à vista, enquanto 9,5% optariam usariam dinheiro.

Conforme os entrevistados, a procura maior será por roupas, calçados e perfumaria, seguido por eletrônicos, acessórios e artigos esportivos. “Apresente ao público a sua loja, seus diferenciais, suas promoções e seu melhor atendimento. Lembre-se que o cliente é o rei (ou a rainha). Procure satisfazer seus desejos de compra com o que de melhor você tem”, recomenda José Maria Facundes.
Por meio de acordo coletivo firmado entre o Sindcomércio e os sindicatos que representam os trabalhadores do setor ficou definido que na quinta-feira, dia 11, as lojas vão funcionar das 9h às 20h, assim como na sexta-feira (12). No sábado (13), as lojas irão abrir as portas às 9h e estenderão os horários de atendimento aos clientes até as 17h. 


Com a palavra, os pais

O dono da MinasTech, Edson Pereira Azevedo, 44, é pai de dois filhos, um com 14 anos e o outro com 18. Ele assegura que ganha presente no Dia dos Pais todo ano. “Eu ganho, mas sou eu mesmo que pago!”, brinca Edson. “Minhas expectativas para este ano são a saúde dos meus filhos e poder vê-los crescer cada dia mais”, garante Edson.


Já João Barbosa, 51, produtor de café e pai de três filhos de 15, 20 e 28 anos, não sabe o que esperar da data comemorativa neste ano. “Todo ano meus filhos fazem alguma gracinha, mas é sempre surpresa”, conta João. Ele ainda alega que geralmente ganha artigos de vestuário e perfumaria.


Antônio Luciano Sobrinho, 54, é caldeireiro de processos na Usiminas Mecânica. Seus dois filhos de 19 e 24 anos o presenteiam todo ano no Dia dos Pais com produtos de vestuário. “Eles me dão presentes todo o ano para me agradar. Então, para este ano acredito que eles estejam preparando algo bom”, confia Antônio.


Consultor de vendas da ACIAPI, Rogério de Sousa, 43, tem dois filhos de 19 e 21 anos. Ele conta que na maioria das vezes, ganha roupas como presente de Dia dos Pais. “Teve um ano que eu proibi meus filhos de me darem presente, porque era eu que pagava!”, brinca Rogério. O consultor ainda explica sobre suas expectativas para este ano. “Estou passando por uma fase muito boa com meus filhos. Minha filha já avisou que vai me dar uma calça, porque eu emagreci”, alegra-se Rogério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário